O que fazer se uma menina deseja ingressar em um mercado de trabalho tradicionalmente dominado por homens? A Fatech Girls e outras meninas trouxeram a resposta.
No dia 02 de maio de 2019, o SP1 colocou no ar uma entrevista sobre alguns grupos de mulheres, estes grupos têm um objetivo em comum. Lutar pelo maior número de trabalhadoras na área de Tecnologia. Logo, a Fatech Girls não poderia estar de fora.
A professora Grace e suas voluntárias participaram desta entrevista. Nela, foi discutido a dificuldade e os problemas que uma mulher, muitas vezes, sofre quando tenta se inserir nesse mercado. Uma área com uma maioria de homens pode, frequentemente, apresentar preconceitos. Luciane Martins, integrante do grupo, relatou a sua experiência sobre essa circunstância.
“Minha formação original é arquitetura. Na verdade, eu sempre quis fazer curso na área de TI, mas eu fui influenciada pela minha família a fazer arquitetura que era mais fácil pra mulher, eles falavam. E agora eu finalmente consegui mudar de área e tô aqui no curso.”
Esse tipo de situação é muito comum no cotidiano feminino. Gera, muitas vezes, medo e insegurança. Por estes motivos a Fatech Girls busca, por meio de palestras e oficinas, apresentar e desmistificar a carreira tecnológica para as meninas. Com esse trabalho, pretendemos criar um maior número de profissionais mulheres nesta área. “A união faz a força” é um ditado conhecido por todo brasileiro, juntas podemos mudar a realidade em que vivemos e quebrar barreiras.
Veja e acesse a reportagem no próprio site do G1 através do link: